SaaS (Software as a Service)


Software como Serviço é uma tradução, bastante fiel, da expressão original, de um conceito que significa uma mudança radical na forma de dispor de um aplicativo: do modelo de presença permanente (chamado nativo) de uma cópia de software instalada na estação de trabalho local (pelo que se pagam licenças de uso, por máquina), para o modelo de disponibilidade remota, via Computação em Nuvem, de um recurso acessível, sob demanda, pago por período e por usuário. Seja de um aplicativo simples, como um editor de texto ou planilha, ou de uma suite integrada de aplicativos.

Neste novo modelo, as versões, atualizações, instalações e manutenção, exigidas pelo conjunto de aplicativos contratados, passam a ser de responsabilidade do provedor desses serviços. Cada aplicação está sempre disponível, em sua versão mais recente, de modo transparente para o usuário.

Como no caso da conta de um telefone celular, paga-se uma taxa periódica, por usuário, ao fornecedor desses serviços, cuja coleção varia em função das necessidades da empresa contratante.

O conceito de SaaS também tem se mostrado vantajoso tanto para o desenvolvimento de novos sistemas como para a migração dos sistemas vigentes nas empresas. Os provedores de hospedagem desses serviços oferecem plataformas de desenvolvimento cada vez mais completas para esse fim.

Para um grupo de usuários de uma mesma empresa, a combinação do SaaS com a Computação em Nuvem é uma aliança poderosa, sinérgica: permite o trabalho cooperativo e remoto sobre os mesmos arquivos, que passam a ser compartilhados, com segurança, com níveis de acesso e permissões controladas.

Documentos e projetos são acessados e editados, pelos colaboradores, em sua versão mais atual, na origem, onde também residem os aplicativos envolvidos na execução das tarefas da empresa em que trabalham. Compartilham-se, assim, os dados, em tempo real, de forma segura, supervisonada e administrada, por meio de login, com senha, para cada usuário.

Veja também: Cloud Computing
Visite nosso perfil no...