Pragmática + Google Apps 
O contexto

Na sua empresa, os recursos de TI, como computadores, servidores, sistemas operacionais, aplicativos, etc., que você usa para elaborar documentos, planilhas, apresentações, enviar/receber e-mail's, navegar na internet, guardar seus arquivos, etc., são ferramentas individuais, instaladas localmente, de diversos fornecedores, sujeitos a constantes atualizações, expansões, reinstalações e riscos de perda?


Com o Google Apps você concentra todas essas tarefas num só lugar: seu domínio (seudominio.com.br), o lar de seu site, e utiliza uma única ferramenta para realizá-las: o navegador (como o Internet Explorer, o Firefox ou o Google Chrome).


Seu domínio conterá seu site, seus e-mail's, seus arquivos de trabalho e, o mais importante: suas aplicações (SaaS).

Em vez de estarem instaladas, localmente, nas máquinas de sua empresa, elas estarão disponíveis, sob demanda, de qualquer lugar do mundo, quando você precisar, via internet, com fio, sem fio, Wi-Fi ou 3G.

O

 

processamento necessário para executá-las também será suprido remotamente (Cloud Computing).



Notou as vantagens? Vejamos:


Simplicidade: você só precisa de um computador, um notebook ou um netbook, simples, sem grandes atributos, com um navegador e conectado à internet. Como tudo o que você usa ou cria está lá, no lar de seu domínio, onde mora seu site, é só acessar as aplicações, criar ou editar seus arquivos e salvá-los. Tudo estava lá, e lá permanecerá. Você desliga sua máquina e nada se perde, mesmo que ela falhe, trave ou se extravie.


Comodidade: nova versão do aplicativo, do anti-virus, do sistema operacional? Você nem nota. A versão que você está usando, agora, é sempre a mais atual.


Segurança: Só você tem acesso a seus arquivos e serviços, por meio de login com senha, de uma conta especial, vinculada a seu domínio, cadastrada e administrada na forma de um e-mail: suaconta@seudominio.com.br.

continua...