Cloud Computing


Computação em Nuvem é a tradução que se resolveu adotar para o título acima, e significa uma nova arquitetura para a distribuição topológica remota dos recursos utilizados em TI (Tecnologia da Informação), sejam eles de software ou de hardware.
 
Não é algo totalmente novo quando se consideram apenas alguns desses recursos (o webmail que todos conhecem é um exemplo, o armazenamento remoto de fotos é outro). O que há de novo nesse modelo é o incentivo à virtualização total dos recursos computacionais, de armazenamento e de aplicações, transferidos para um espaço indefinido, chamado (por isso mesmo) de nuvem. Toda essa plataforma virtual está acessível por meio de estações de trabalho remotas, simples, que rodam quase que tão somente um navegador de internet como o Explorer, o Chrome ou o Firefox.

Há, contudo, um lugar, concreto, geograficamente distribuído, onde todos esse recursos se concentram, residem: os chamados Data Centers. Instalações interligadas, com enorme quantidade de processadores e dispositivos de armazenamento de dados, que são colocados à disposição dos usuários na forma de partições, digamos assim, alugadas, onde rodam suas aplicações. A alocação dinâmica desses recursos, em função da demanda, garantem flexibilidade, que se traduz, para o usuário, em uma infraestutura de porte variável, configurável em muito curto prazo (escalabilidade). Paga-se pelo que se usa, num modelo semelhante à conta de um telefone celular.

Os provedores destes serviços oferecem diversos planos, que contemplam desde a simples hospedagem de um site até todo o processamento e armazenamento dos dados de uma empresa de grande porte.

É, no entanto, fundamental, a disponibilidade de acesso, em banda larga, à internet, para todas as estações de trabalho envolvidas na rede da empresa usuária. A vantagem é que os dispositivos podem ser bem simples: notebooks, netbooks, smartphones, com conexão física, sem fio, Wi-Fi ou 3G e dotados de um navegador.

Aliado à garantia de segurança, confidencialidade e alta disponibilidade do sistema, esse é o ambiente ideal para a implementação de um sistema SaaS.

Veja também: SaaS
Visite nosso perfil no...